Composta por 9 bairros:
BADU
CANTAGALO
ITITIOCA
LARGO DA BATALHA
MACEIÓ
MARIA PAULA
MATAPACA
SAPÊ
VILA PROGRESSO
O bairro limita-se com Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Cantagalo e Largo da Batalha. O Badu tem a estrada Caetano Monteiro como principal via de acesso para o Largo da Batalha e para a Rodovia Amaral Peixoto. Em princípio, a ocupação se fez sob a forma de posses e loteamentos clandestinos que geralmente absorviam a parcela mais pobre da população e atualmente coexistem com condomínios fechados ou não de casas de médio e alto padrão construtivo.
https://www.facebook.com/pestalozziniteroi
Do ponto de vista da localização, o bairro do Cantagalo possui uma posição geográfica de transição entre o interior maciço costeiro e a baixada litorânea. A ocupação se deu de forma predominantemente espontânea, principalmente nas ladeiras. Os primeiros assentamentos ocorreram nas décadas de 50 e 60, pela chegada dos nordestinos, que compõe aproximadamente 80% da população.
Cantagalo (culturaniteroi.com.br)
https://www.facebook.com/Cantagalo-Niter%C3%B3i-230700660458825
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pedra-do-cantagalo-via-vila-progresso-27514446
https://trilhandocomdidi.wordpress.com/2018/05/27/pedra-do-cantagalo-niteroi/
Ititioca nos anos 50, teria se originado da partilha de três sítios existentes no local, cuja denominação se deveria à pré-existência de uma oca indígena, cujos vestígios teriam existido até aquela década. Apresenta-se com relevo bastante acidentado, o que motivou a existência de muitas curvas fechadas e descidas ou subidas na única via pavimentada que corta o bairro. As ruas secundárias, de traçado também irregular, muitas delas sem saída, configuram uma ocupação mais espontânea do que planejada.
Ititioca (culturaniteroi.com.br)
O nome do bairro, segundo depoimentos, sugere embates ocorridos no local em virtude de sua posição estratégica. Tal suposição deve-se ao fato de ter sido encontrado em local próximo um canhão (Vacaria / Badu) que, posteriormente (anos 40) foi retirado pelo Exército Brasileiro. Diz outra lenda que a localidade era o ponto preferido do índio Araribóia para se refugiar dos embates com os franceses invasores da Baía de Guanabara. Uma terceira versão atribui o nome do bairro a grandes "batalhas" de folia, resultantes do encontro de diversos blocos carnavalescos. O Largo da Batalha sedia atualmente três escolas de samba, fato que reforça esta hipótese.
Largo da Batalha (culturaniteroi.com.br)
https://www.anf.org.br/academicos-do-sossego-mescla-maracatu-com-samba-na-sapucai/
https://www.facebook.com/RodaCulturaldoLargo
Sua ocupação é antiga, embora de registros incertos. Sabe-se que toda essa área pertenceu a uma grande fazenda denominada Fazenda Piratininga, de contornos imprecisos, o que favoreceu ao surgimento do fenômeno da grilagem de terras no decorrer deste século. Até as primeiras décadas deste século a atividade econômica predominante era a agricultura de subsistência e a produção de carvão.
Maceió (culturaniteroi.com.br)
https://www.facebook.com/bairromaceionline
Registros primitivos dão conta que Maria Paula originou-se de antiga fazenda de igual denominação doada por D. Pedro II a uma ex-escrava, sua ama de leite. A suntuosa sede dessa fazenda permaneceu preservada até o final dos anos 60, época que toda a área começou a substituição progressiva do modo de vida rural pelo urbano. No final dos anos 70 a Fazenda Maria Paula loteada, dando origem, entre outros, ao condomínio de luxo denominado Aldeia Casa Grande, onde resquícios da antiga sede da fazenda ainda são encontrados.
Maria Paula (culturaniteroi.com.br)
https://www.facebook.com/Bairro-Maria-Paula-899367343464658/
Matapaca, segundo fontes históricas, foi habitada por índios Tamoios e a caça era uma manifestação relevante. Da grande quantidade de pacas na região procederia a denominação Matapaca. Até o final do séc. XIX e início deste, a área era constituída de propriedades rurais como o caso do sítio da viúva do Marechal Hermes da Fonseca, Madame Tefé, vendido em 1921. As Igrejas de São Sebastião e São Lázaro reúnem muitos devotos nas festas religiosas. O Atlético Futebol Clube fundado em 1954, fica na estrada de Matapaca.
Matapaca (culturaniteroi.com.br)
https://www.facebook.com/pages/Matapaca,%20Niter%C3%B3i/264368007832669/
https://historiadofutebol.com/blog/?p=107470
O nome Sapê, de acordo com depoimentos de antigos moradores, vem do fato de ter havido no passado sapezais naquele local. O bairro começou a surgir a partir de área que conhecida como Fazendinha, mas desenvolveu-se em outra direção e a Fazendinha atualmente é uma das localidades que compõem o Sapê.
https://www.facebook.com/comunidade.fazendinhasape
Foi originado de uma fazenda, pertencente a ingleses, que ali se estabeleceram ainda no século passado. No início deste século, por volta de 1920, a fazenda foi desmembrada e o loteamento daí surgido recebeu o nome de Vila Progresso. Fazem parte da Vila Progresso as localidades de Grota Funda, Coração da Pedra e Açude
Vila Progresso (culturaniteroi.com.br)
https://entrepoetasepoesias.com.br/2020/04/04/vila-progresso-e-a-imigracao-inglesa-em-niteroi/