Composta por 12 bairros:
BALDEADOR
BARRETO
CARAMUJO
CUBANGO
ENGENHOCA
FONSECA
ILHA DA CONCEIÇÃO
SANTA BÁRBARA
SANTANA
SÃO LOURENÇO
TENENTE JARDIM
VIÇOSO JARDIM
Baldeador deve-se ao fato da área ter sido ponto de baldeação de viajantes, tropas de mulas e boiadas que se dirigiam ao centro urbano. Até o início do século XX era uma área agrícola de café e cana-de-açúcar para exportação, além das de milho, feijão, mandioca, frutas e legumes para abastecimento local e adjacências.
Baldeador (culturaniteroi.com.br)
O Barreto era a fazenda Caboró do José Barreto Coutinho de Azevedo Rangel. Até meados do século XIX eram chácaras, e a partir de 1890 se instalaram várias fábricas com suas vilas operárias. O bairro sedia muitas escolas e o Parque Palmir Silva.
Barreto (culturaniteroi.com.br)
file:///C:/Users/Leila/Downloads/21057-Texto%20do%20Artigo-66974-1-10-20110930.pdf
https://www.facebook.com/bairrobarreto/
Caramujo era uma área de sítios e fazendas, com a presença de imigrantes portugueses, italianos e alemães que ali desenvolviam diversas atividades agrícolas e também de comércio, através de casas de "secos e molhados" e de um abatedouro. Em 1956 Rolf Altenburg fundou a Floraria, que existe até hoje reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas de rara beleza. A partir de 1983 o “Morro do Céu passou a ser o vazadouro do lixo de Niterói e em 2019 foi prevista uma usina de biodigestão.
Caramujo (culturaniteroi.com.br)
https://floralia.com.br/fotos-plantas-floridas-ornamentais-frutiferas-em-niteroi.html
http://niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6014:2019-08-23-21-13-24
Cubango deriva do indígena u-bang, cujo significado seria “terras escondidas”. Com o passar do tempo, a ocupação portuguesa transformou o local em comercialização de escravos. Antes de ser loteado, o bairro era produtor de hortaliças, e a partir do anos 70 foram erguidos condomínios de edifícios do antigo sistema de financiamento BNH.
Cubango (culturaniteroi.com.br)
http://axelgrael.blogspot.com/2019/02/parque-natural-municipal-agua-escondida.html
O nome da Engenhoca é oriundo dos antigos engenhos existentes na área, que até 1920 era formado por três grandes fazendas: Fazenda das Palmeiras, Fazenda da Madame e a Fazenda do Alemão. A atuação de Arlindo Drummond — dono de grande parte da localidade hoje conhecida como Cravinho — que oferecia suas terras para que famílias ali se instalassem produzindo para consumo próprio, uma tentativa de uso social da terra. Bairro eminentemente operário, onde a atuação do Partido Comunista foi sempre muito presente, encontramos no trabalho desenvolvido pelo médico Nelson Penna, através dos Centros Comunitários, um embrião das futuras Associações de Moradores.
https://culturaniteroi.com.br/blog/?id=321&equ=ddpfan
http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5022&Itemid=1
https://www.facebook.com/engenhoca.niteroi.rj
https://unidosdoviradouro.com.br/historia/
https://www.atribunarj.com.br/plataforma-digital-na-engenhoca-pode-mudar-a-vida-da-populacao/
http://axelgrael.blogspot.com/2019/04/plataforma-digital-da-engenhoca-forma.html
Fonseca
O bairro é um vale cortado pelo rio Vicência. Seu nome tem origem no sobrenome do dono de uma das maiores fazendas de cana-de-açúcar da região, José da Fonseca e Vasconcelos, que tinha engenho e capelinha. A capela existe até hoje. A história de Niterói tem passagem marcante pelo bairro, que é o mais tradicional da cidade. O bairro ainda preserva belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX. Ao longo das principais vias é possível encontrar residências, igrejas e escolas em vários estilos arquitetônicos clássicos.
Fonseca (culturaniteroi.com.br)
http://niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5120:2018-01-15-20-53-05
No passado, a Ilha da Conceição era composta apenas por uma fazenda e uma capela, com data de 1711. Hoje em dia, a capela se transformou na Igreja da Nossa Senhora da Conceição. A sede da fazenda se localizava onde hoje se encontra o CSU (Centro Social Urbano). Nas décadas de 20 e 30 com imigrantes portugueses trazidos para trabalharem nas usinas de carvão da empresa Wilson Sons, iniciou a ocupação efetiva da ilha. Com a ligação da ilha ao continente, foi aberta a principal rua da ilha, a Mário Neves. Deu-se então, a ocupação da orla da Ilha, principalmente pelas indústrias navais
Ilha da Conceição (culturaniteroi.com.br)
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4657/4657_5.PDF
https://www.facebook.com/ilhadaconceicaobairro/
Há cinquenta anos, era uma grande fazenda de pecuária extensiva existente na região, denominada Juca Mateus, que se estendia até o município de São Gonçalo. Posteriormente foi parcelada e loteada e deu origem ao bairro de Santa Bárbara. Esta denominação relaciona-se a existência de antiga igreja cuja padroeira é Santa Bárbara, que atualmente pertence ao bairro Baldeador.
Santa Bárbara (culturaniteroi.com.br)
Santa Bárbara terá nova plataforma digital com foco no audiovisual (niteroi.rj.gov.br)
http://axelgrael.blogspot.com/2014/06/prefeitura-de-niteroi-inaugura-centro.html
Um dos bairros mais antigos de Niterói, no final do século XIX é construída a Matriz de São Lourenço no Largo do Santana, hoje denominado de Ponto de Cem Réis. O bairro sediou muitas indústrias e estaleiros e foi muito transformado com o aterro de São Lourenço e a ponte Rio-Niterói.
Santana (culturaniteroi.com.br)
São Lourenço foi o local onde a cidade foi fundada pelo chefe Araribóia, em 22 de novembro de 1573. No bairro, está a mais antiga igreja da cidade, a Igreja de São Lourenço dos Índios, construída em 1627.
São Lourenço (culturaniteroi.com.br)
http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_hist.gif&Cod=1644
http://empfniteroi.blogspot.com/2007/10/geografia-e-histria-de-niteri.html
O bairro cresceu onde existiu a fazenda de Juvenal Jardim (Tenente da Marinha do Brasil) e a sua mulher, uma francesa de nascimento. Uma pequena fração foi doada para a construção da Igreja de São João Batista, que transformou-se no núcleo original de povoamento do bairro. É um bairro bimunicipal localizado nos municípios de Niterói e São Gonçalo.
Tenente Jardim (culturaniteroi.com.br)
Viçoso Jardim situa-se no interior do maciço costeiro, conhecida como "mar de morros" onde ficava a antiga Fazenda do Saraiva, e até 1986, a área pertencia ao bairro do Cubango. O nome original "Venda das Mulatas", segundo moradores, seria oriundo de um português dono de uma "venda" e de suas três filhas mulatas. Quanto à lixeira que existia no bairro, que se transformou no grande vazadouro de lixo da cidade, foi desativada no início da década de 80 e ocupada irregularmente, denominado Morro do Bumba. Em 2010 ocorreu uma tragédia com o deslizamento de terra, muitas mortes e desabrigados.
Viçoso Jardim (culturaniteroi.com.br)
http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467816862_ARQUIVO_MorrodoBumba6anos.pdf