Composta por 03 bairros:
MURIQUI
RIO DO OURO
VÁRZEA DAS MOÇAS
O bairro de Muriqui faz limites com os bairros de Vila Progresso, Rio do Ouro, Jacaré e Maria Paula, e com o município de São Gonçalo pela Estrada Velha de Maricá. Compreendendo as localidades de Muriqui Grande, Muriqui Pequeno e Chibante Segundo depoimentos de moradores mais antigos, o bairro de Muriqui foi formado pela partilha de três fazendas que se dedicavam à pecuária bovina e à agricultura. O parcelamento resultou em áreas maiores que se tornaram sítios. Encontra-se em Muriqui atividades econômicas diversas tais como caprinocultura, produção de conservas alimentares, oficinas e ateliês diversos, e escritórios de arquitetura.
Muriqui (culturaniteroi.com.br)
https://www.facebook.com/feiradomuriqui/?ref=py_c
Rio do Ouro é um bairro bimunicipal que se localiza entre os municípios de Niterói e São Gonçalo, sendo situado na RJ-106, que serve de passagem para a Região dos Lagos. Uma lenda bem famosa entre os moradores de Rio do Ouro, é a do trem que tombou as margens do antigo rio, (que hoje é um valão), que estava carregado com barras de ouro e se perdeu entre as águas cristalinas do próprio na época. Seu desenvolvimento começou à margem esquerda da estrada, onde funcionava a cerâmica Rio do Ouro, produtora de manilhas. Com a transferência da área distrital de Itaipu para Niterói o bairro passou fazer parte tanto do município de Niterói quanto de São Gonçalo.
Rio do Ouro (culturaniteroi.com.br)
https://www.andef.org.br/institucional
Várzea das Moças é um bairro bimunicipal localizado nos municípios de Niterói e São Gonçalo. O nome do bairro tem sua origem numa grande fazenda existente no local cujo proprietário era pai de seis moças. A principal atividade na região, no século XIX, era o comércio de café, sendo que a maior parte comercializada era proveniente de outras regiões. A derrocada do café no século XX esvaziou as atividades, surgindo a cerâmica como atividade principal.
Várzea das Moças (culturaniteroi.com.br)
https://oglobo.globo.com/rio/bairros/trilha-em-niteroi-reune-historias-de-curas-milagres-17610067
https://www.centenariabeer.com.br/
http://axelgrael.blogspot.com/2017/11/visitei-varzea-das-mocas-e-fui.html